quarta-feira, 18 de julho de 2012

pudim de tapioca

Conhece aquelas revistinhas de culinária vendidas em bancas de jornal? Pois a minha secretária do lar, a Neide, tem uma coleção delas! Mas têm que ter fotografia, se não ela nem olha! A Neide adora fazer as receitas e quando leva o prato à mesa, leva junto a revista pra mostrar que o prato ficou igualzinho!

Eu amo ficar fuçando nessas revistinhas. Sempre encontro alguma receita fácil e gostosa. Hoje pela manhã, dei de cara com um pudim de tapioca na capa de uma delas! Fiquei babando! E não é que a danada da Neide fez igualzinho a capa! Tá todo mundo me pedindo a receita. Vou colocar aqui prá vocês. É da revista Delícias da Calú.

ingredientes:
2/3 de xícara (chá) de tapioca
3 ovos
2 xícaras (chá) de leite desnatado (usei integral mesmo!)
1 garrafa de leite de coco (200ml)
1 xícara (chá) de leite em pó desnatado (usei o Ninho do João Pedro!)
2 cocos ralados (usei 1 1/2 xícara de coco fresco)
4 colheres (sopa) de açúcar

calda:
1 colher (sopa) de açúcar

modo de fazer:
deixe a tapioca de molho no leite por 15 min. e reserve. Faça a calda levando a forma ao fogo com a colher de açúcar e 1/2 colher de água até que o açúcar se derreta.
Bata no liquidificador, em velocidade máxima, o leite de coco, duas gemas, um ovo inteiro, o leite em pó, o açúcar, o coco e a tapioca umedecida.
Em uma batedeira, bata as claras com uma pitada de sal até obter picos firmes. Junte à mistura, mexendo devagar. Aqueça o forno em temperatura alta. Despeje a mistura na forma caramelizada e leve ao forno em banho-maria por uma hora ou até que fique firme. Quando esfriar, desenforme. Leve à geladeira até o momento de servir.

bom apetite!

ficou igualzinha a foto da capa da revista

Um comentário: