terça-feira, 9 de abril de 2013

baba-de-moça como antigamente

"O doce perguntou pro doce qual era o doce mais doce. O doce respondeu pro doce que o doce mais doce era o doce de batata doce."
Pra mim, doce tem que ser doce. Muito doce! Aquele que até arrepia! Não me venha com chocolate meio amargo e doce que é quase doce! Quero comer até enjoar!

Minha sogra, mineira da zona da mata, fazia doces como ninguém! Compotas inesquecíveis! Aquelas que ficam no fogão borbulhando horas e horas! E fazia também baba-de-moça de comer ajoelhada! Sem falar do pudim de claras que vinha pra acompanhar! Saudade...

Aí, resolvi matar a saudade fazendo baba-de-moça. Isso tudo porque minha filha e meu genro são viciados em panquecas de claras e assim, todo dia vai pro ralo gemas e gemas. Morro de dó! E enquanto eles emagrecem vamos engordar um pouquinho, né?! É a lei da compensação!

Lá fui eu atrás de receita. Para minha surpresa, várias com leite condensado! Gente, minha sogra era mineira, conhecem a fama, imagine se ela ia gastar $$$ com essas modernidades! Minha filha, baba-de-moça é feita com calda de açúcar em ponto de fio! 

Fiz aquela "de verdade"! Atendendo a pedidos, segue a receita. Eu fiz 1/2 pra engordar menos! Rsrsrs

Bjs


Baba de moça

Ingredientes
20 gemas 
1 1/2 vidro /300 ml de leite de coco 
1/2 kg de açúcar 
500 ml de água 
Modo de Preparo
1. Separe as claras das gemas. As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um suspiro ou um pudim de claras. 

2. Passe as gemas por uma peneira
. Com o auxílio de uma colher, rompa a película das gemas para que apenas o líquido passe pela peneira. A película das gemas deve ficar na peneira e ser descartada. 

3. Numa panela, junte o açúcar, a água e leve ao fogo alto, sem mexer, por cerca de 15 minutos ou até a calda ficar em ponto de fio. Para saber o ponto correto, mexa a calda delicadamente com uma colher e levante a mesma. Se formar um fio fino, está pronta. Neste ponto, desligue o fogo e acrescente o leite de coco. Misture bem. 

4. Junte as gemas à calda e misture bem. 

5. Prepare o banho-maria. Para fazer o banho-maria, leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo. Quando estiver quente, encaixe a panela com a mistura de gemas sobre a panela com a água e deixe cozinhar por 1 hora. 
Dica: A água fervente não deve encostar no fundo da panela com o creme de gemas, pois o calor do vapor é suficiente para o cozimento. Mexa de vez em quando. Se a água do banho-maria estiver secando, acrescente mais água. 

6. Depois de 1 hora, a baba de moça estará consistente. Desligue o fogo, transfira o doce para uma compoteira e deixe esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário