segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

bolo de cupcake

Quando trabalhei na Revista Casa Cláudia, fiquei fã da Martha Stewart. Tudo dela é lindo! Naquela época, só me interessava por decoração, e acho que por isso nunca me liguei nos doces que ela faz. Hoje, tenho seus livros de culinária e sempre que preciso de inspiração, corro no seu site e nas suas imagens. Em uma dessas buscas, me deparei com bolos de cupcake e me lembrei da época em que a moda nos aniversários e casamentos eram uma caixa decorada com pedaços de bolo embrulhados no papel alumínio. Era bem prático, convenhamos (apesar de hoje achar brega!).

E que tal fazer uma releitura da caixa decorada e comemorar com o bolo de cupcake? Prático e bonito! Sem a trabalheira de ter alguém pra servir, ter pratinhos e garfinhos disponíveis. E se o convidado não quiser comer na hora, pode levar pra casa e comer no dia seguinte que é a hora que a gente lembra do bolo da noite anterior e dá aquela vontade de devorar um pedaço!

Essas fotos são da minha querida mestre Martha Stewart, mas se você quiser, adoro desafios!


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

como é bom ser e ter avó

Acho que todo mundo tem saudade de alguma coisa gostosa que a vovó fazia. Quem não tem?!

As minhas avós eram totalmente opostas.

A vó Maria, mãe da minha mãe, era uma portuguesa, com 11 filhos, que vivia de avental cozinhando no fogão à lenha. Lembro do arroz com brócolis que ela fazia na panela de ferro. Era uma delícia raspar o fundo que tinha aquele arroz tostadinho, grudado na panela. A casa sempre cheirava comida!

A vó Nina, mãe do meu pai, era uma italiana baixinha, de língua afiada, falante e teimosa. Minha mãe diz que eu sou igualzinha! rsrsrsrs Ela também cozinhava muito bem. Preparava molhos de tomate que ficavam o dia inteiro fervendo na panela. Lembro da casa cheirando tomate e das panelas borbulhando! Mas a maior lembrança que tenho é de quando ela vinha em casa e ficava jogando buraco comigo!

Eu acho que meus filhos também têm lembranças deliciosas!
A vó Noêmia, mãe do Marcelo, mineira, além de boa cozinheira era uma sábia! Mãe de cinco filhos, 4 homens e 1 mulher. Lembro da minha mãe perguntando pra ela: "Como você consegue conviver tão bem com 4 noras?!" e ela, sabiamente respondeu: "Só escuto o que me interessa!" háháhá!
Mas, vamos voltar pra cozinha. Noêmia fazia compotas, chutney e empadinhas que deixaram saudade! E todo dia 25 de dezembro, o prato especial do almoço de Natal era o "Churrasco Grego", que ela não dava a receita nem se você pedisse de joelhos. Felizmente, tive o privilégio de herdar a receita, mas também não dou pra ninguém!
A minha mãe, vó Zilda, agora bisavó, todo mundo conhece e sabe dos seus dotes culinários. Ela criou meus filhos a pão de ló! Sempre tinha um bolo, uma sobremesa que eles gostavam. Até hoje, eles pedem "vó, faz aquele pavê, faz aquele bolo, etc. que eu gosto?!" E ela corre pra cozinha, e com o maior prazer vai fazer um agrado pros netos.

E acho que é por isso tudo que eu também resolvi ser avozinha. Como o João Pedro ia se lembrar da vó Vera? Eu tinha que fazer alguma coisa que ele se lembrasse quando fosse mais velho! Os cupcakes! Ele chega na minha casa e logo pergunta: "vovó, tem bolinho?" E se não tem, corro pra cozinha fazer!

Neste último feriado, ele ficou comigo e me ajudou com uma nova receita que foi aprovada. João Pedro adorou o cupcake de limão!

É muito bom ser e ter avó, não acham???

João Pedro, meu ajudante

recém saídos do forno

cupcakes de limão

aprovadíssimo pelo meu maior fã

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

sexta 13. começa o ano

Me desculpem pela ausência. Fim de ano, muitas encomendas (oba!), férias, etc. Mas, estou de volta!

Quero começar desejando um ótimo ano pra vocês! Afinal, sexta 13, que pra muita gente é azar, pra mim é prenúncio de boa sorte! E aproveito pra agradecer a sorte de ter amigos e amigas que durante todo o ano que passou, me ajudaram de várias maneiras. Obrigada pelo apoio, pelas palavras carinhosas que recebi, pela divulgação dos meus cupcakes, pelas encomendas e principalmente por acreditarem em mim! Foi muito importante ter tido vocês ao meu lado nesse ano que passou.

Meu muito obrigada a todos vocês!

Então, acho que vou fazer uma coletânea dos meus trabalhos de 2011.

Enjoy!