quinta-feira, 11 de abril de 2013

bolo de maçã integral

Sabe aquele programa do canal TLC, o Cake Boss? Sou viciada. Aliás, viciada por todos os programas de comida.
Ontem, vendo o Carlos, o cake boss, ele fez com uma senhora, um bolo de baunilha com maçã. Ele nunca ensina a receita, diz que é de família, mas essa ele foi falando que era um bolo de baunilha, foi pondo canela, noz moscada e raspas de limão siciliano. Vi que quando colocou as maçãs, elas estavam meio cozidas, com um certo brilho. Achei bem simples!
Só que aqui em casa, sofro uma certa pressão da minha filha q só come integrais, naturais, orgânicos, proteínas, etc. Ela me cobra sempre um bolo com farinha integral!
Tá bom! Lá fui eu ao super mercado atrás de farinha integral, ovos e maçãs orgânicos, iogurte ligth e açúcar mascavo. Ah! Não se esqueça que o óleo tem que ser de Canola ou Girassol!
Confesso que ele feito com farinha de trigo, clarinha, fica mais bonito, mas o sabor tá delicioso!
Se você preferir, use o adoçante "tal & qual" no lugar do açúcar mascavo. Só observe na embalagem as proporções devidas.

Ingredientes
1 e 1/2 xícara de farinha integral
2 colheres de chá de fermento químico
pitada de sal
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de iogurte natural desnatado (1/2 potinho)
3 ovos grandes
1/2 xícara de óleo de canola ou girassol
2 colh de café de canela
1 colh de café de noz moscada ralada
Raspas de 1 limão siciliano
5 maçãs pequenas descascadas, cortadas em 4 e fervidas na água com um pouco de vinagre e açúcar mascavo. Quando a água ferver, desligue.

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de torta de aro removível tamanho médio.
Junte o açúcar, o iogurte, os ovos inteiros e misture bem até ficar bem uniforme (eu não uso batedeira, assim o bolo fica mais fofinho!). Junte a mistura de farinha e mexa, sem bater, até estar misturado. Mas não mexa demais, senão o bolo fica duro. Coloque a canela, noz moscada e raspas do limão. Junte então o óleo e incorpore delicadamente com uma espátula grande. 
Coloque a massa na forma e vá colocando os pedaços da maçã sobre a massa. Polvilhe com uma misturinha de açúcar mascavo e canela e asse por mais ou menos 30 min ou até passarem no teste do palito. Retire da forma e deixe esfriar sobre uma grade até amornar.
que tal uma fatia com um cafezinho?
 

terça-feira, 9 de abril de 2013

baba-de-moça como antigamente

"O doce perguntou pro doce qual era o doce mais doce. O doce respondeu pro doce que o doce mais doce era o doce de batata doce."
Pra mim, doce tem que ser doce. Muito doce! Aquele que até arrepia! Não me venha com chocolate meio amargo e doce que é quase doce! Quero comer até enjoar!

Minha sogra, mineira da zona da mata, fazia doces como ninguém! Compotas inesquecíveis! Aquelas que ficam no fogão borbulhando horas e horas! E fazia também baba-de-moça de comer ajoelhada! Sem falar do pudim de claras que vinha pra acompanhar! Saudade...

Aí, resolvi matar a saudade fazendo baba-de-moça. Isso tudo porque minha filha e meu genro são viciados em panquecas de claras e assim, todo dia vai pro ralo gemas e gemas. Morro de dó! E enquanto eles emagrecem vamos engordar um pouquinho, né?! É a lei da compensação!

Lá fui eu atrás de receita. Para minha surpresa, várias com leite condensado! Gente, minha sogra era mineira, conhecem a fama, imagine se ela ia gastar $$$ com essas modernidades! Minha filha, baba-de-moça é feita com calda de açúcar em ponto de fio! 

Fiz aquela "de verdade"! Atendendo a pedidos, segue a receita. Eu fiz 1/2 pra engordar menos! Rsrsrs

Bjs


Baba de moça

Ingredientes
20 gemas 
1 1/2 vidro /300 ml de leite de coco 
1/2 kg de açúcar 
500 ml de água 
Modo de Preparo
1. Separe as claras das gemas. As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um suspiro ou um pudim de claras. 

2. Passe as gemas por uma peneira
. Com o auxílio de uma colher, rompa a película das gemas para que apenas o líquido passe pela peneira. A película das gemas deve ficar na peneira e ser descartada. 

3. Numa panela, junte o açúcar, a água e leve ao fogo alto, sem mexer, por cerca de 15 minutos ou até a calda ficar em ponto de fio. Para saber o ponto correto, mexa a calda delicadamente com uma colher e levante a mesma. Se formar um fio fino, está pronta. Neste ponto, desligue o fogo e acrescente o leite de coco. Misture bem. 

4. Junte as gemas à calda e misture bem. 

5. Prepare o banho-maria. Para fazer o banho-maria, leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo. Quando estiver quente, encaixe a panela com a mistura de gemas sobre a panela com a água e deixe cozinhar por 1 hora. 
Dica: A água fervente não deve encostar no fundo da panela com o creme de gemas, pois o calor do vapor é suficiente para o cozimento. Mexa de vez em quando. Se a água do banho-maria estiver secando, acrescente mais água. 

6. Depois de 1 hora, a baba de moça estará consistente. Desligue o fogo, transfira o doce para uma compoteira e deixe esfriar.